Pesquisar no blog!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como identificar um político corrupto?

Amigos e amigas, tudo bem? Bom, como tenho 24 anos já participei de várias eleições e nesse tempo andei percebendo uma coisa que é muito importante também para você que lê este blog.
Afinal, como identificar um político corrupto? Geralmente o nome já diz tudo, político é sinônimo de pessoas corruptas, mas ainda existem alguns que salvam dentro da assembleia, na câmara dos deputados no senado, enfim, dentre milhões uns dez salvam. Muitas vezes os que salvam são de partidos pequenos, alguns poucos de partidos grandes e hoje queria parabenizar o deputado José Antônio Reguffe do PDT-DF que reduziu os próprios custos de gabinete, reduzindo drasticamente o impacto dos gastos junto aos cofres públicos. Clique no link para ser redirecionado ao site com a notícia completinha: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2011-02-05/politica/1848/ESTREIA-COM-EXEMPLO-DE-AUSTERIDADE.pnhtml .

Bom, citei o deputado José Reguffe, pois dificilmente observo atitudes de políticos que são voltadas para a economia e o corte de gastos com pessoal, só observar bem o aumento constante de salários de judiciário, legislativo dentre outros que parecem ter cento e trinta e sete filhos pra precisar de mais de vinte mil reais de salário mais os benefícios. Voltando um pouco ao raciocínio inicial, como perceber que um político é corrupto? Faça o teste e irá perceber facilmente, olhe só:

  • O político corrupto não sabe o que cada cargo faz no Brasil nem os seus limites de poder;
  • O corrupto promete coisas impossíveis ou algo que seu cargo não pode cumprir;
  • Geralmente pede votos em troca de favores;
  • Pede votos ou compra votos em troca de cestas básicas, alimentos, doações ou coisas parecidas;
  • Utiliza argumentos bonitos para tentar enganar os eleitores, faz citações de livros e vive apontando defeitos nos outros candidatos;
  • Além do último, o corrupto vive dizendo que vai fazer muito mais do que o outro já fez e diz que vai arrumar tudo de errado que o seu antecessor deixou para trás;
  • Oferece vale combustível ou vale qualquer coisa em troca de pessoas para campanha ou votos.
Conseguem perceber até onde vai à busca de um corrupto por votos? Perceba bem, o candidato sério tem propostas concretas. Veja para qual cargo público o candidato irá disputar uma vaga, seja para vereador, deputado, senador ou qualquer coisa que seja, cada função tem um limite de poderes e cada cargo tem um superior, ou seja, ninguém pode trabalhar sem o apoio dos colegas de profissão. Analise bem o que cada candidato propõe, faça pressão e coloque o candidato na parede para ver quais são as reais pretensões de cada um e não se limite em votar por causa do partido ou pela amizade. O voto é uma ferramenta tal qual uma engrenagem. Se uma engrenagem falha, o mecanismo inteiro falha, nesse caso o mecanismo é o seu país, sua cidade e estado, a engrenagem que ajuda tudo a se movimentar mais rápido ou devagar é o seu dedo que digita os números na urna eletrônica ou que assinala na cédula de votação, caso você more no exterior. Não venda seu voto, não seja igual a milhares que se vendem e entregam nas mãos de verdadeiros bandidos o valioso poder do voto.
Antes de finalizar, deixo a disposição meu email de contato pessoal para assuntos relacionados à política ou projetos sociais: profgalahadbrandao@gmail.com e meu twitter @galahadbrandao. Participe da minha iniciativa de transformar a política em algo mais sério e que o respeito ao eleitor seja eterno!

Um comentário:

  1. Mais uma forma de descobrir um político corrupto: joga o nome dele no google... com certeza sempre terá uma notinha de jornal falando sobre o passado dele! Vamos pesquisar antes de votar né, minha gente?!

    ResponderExcluir